terça-feira, 26 de abril de 2011

Templos do Egito Antigo

O Grande Templo de Ramsés II, Abu Simbel


As quatro estátuas de Ramsés II que guardam a entrada do templo.

Egito anuncia descoberta de estátuas de Ramsés IIReuters
CAIRO – Estátuas de até cinco toneladas e atribuídas a um dos maiores faraós do Egito antigo, Ramsés II, foram encontradas no Nordeste do Cairo, disse no domingo, 26 de fevereiro de 2006, um comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.
Ramsés II governou o Egito de 1304 a 1237 A.C., durante uma era de grande expansão militar, erguendo estátuas e templos em sua própria homenagem em toda a região. Ele é considerado pela tradição o faraó mencionado na história bíblica de Moisés.
"Muitas partes das estátuas de granito vermelho foram encontradas, e a mais importante delas tem traços próximos a Ramsés. A estátua precisa de um pouco de restauração e pesa entre quatro e cinco toneladas", disse Zahi Hawass, do conselho, segundo o comunicado.
Também foram encontradas uma cabeça real, pesando de duas a três toneladas, e uma estátua sentada de 5,1 metros de altura, com inscrições com o nome de Ramsés II.
As descobertas foram feitas em um templo dedicado ao Sol a Nordeste do Cairo, na antiga Heliópolis — região conhecida nos tempos antigos pelo culto ao astro e onde o conselho afirma ter sido inventado um calendário com base no ano solar.
Com exceção das pirâmides, Ramsés ergueu algumas das maiores construções feitas por alguém — sendo provavelmente a maior de todas a do Templo de Abu Simbel, onde mandou esculpir na rocha viva que se ergue próximo da margem do Nilo com a inclinação de uma pirâmide, quatro estátuas sentadas suas, como uma com dezenove metros de altura. Em seu desejo de construir e perpetuar-se na pedra, Ramsés saqueou as pirâmides, retirou pavimentos e destruiu belos monumentos para obter material para suas próprias obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.